greve dos caminhoneiros

Husm não tem mais carnes nem hortifrutigranjeiros para servir aos pacientes


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O maior hospital público do interior do Rio Grande do Sul, o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), não está mais servindo carnes nem hortifrutigranjeiros nas refeições de seus pacientes. Os produtos acabaram durante o final de semana e, por isso, os acompanhantes dos pacientes não estão mais recebendo essa alimentação. Conforme uma nota oficial do gerente administrativo do Husm, João Batista Vasconcellos, os estoques dos demais gêneros alimentícios duram por mais sete dias.

:: Leia todas as matérias sobre a greve dos caminhoneiros ::

João Batista informou também que há restrição de medicamentos e materiais hospitalares, e que o hospital está rastreando os caminhões com as cargas e irá buscar apoio junto às autoridades policiais para tentar trazer as cargas.

Por enquanto, as cirurgias estão mantidas, mas a prioridade são para as cirurgias de urgência.

Confira anota do Husm, divulgada à imprensa na manhã desta segunda-feira

"Situação quanto ao desabastecimento em virtude da greve dos caminhoneiros:

1) Carnes e Hortifruti - Sem previsão, demais gêneros para 7 dias só para pacientes;

2) Oxigênio para 8 dias - Segundo a empresa que faz a distribuição, as entregas estão ocorrendo sem maiores transtornos

3) Óleo petroquímico para caldeiras, que mantém nutrição, lavanderia, esterilização de materiais e banho de pacientes - Temos estoque até quarta-feira e o caminhão já está carregado em Porto Alegre e deverá ser escoltado até o Husm;

4) Medicamentos - Estamos acompanhando caso a caso, algumas faltas pontuais que serão abordadas com empréstimos e/ou substituições;

5) Materiais médico hospitalares - Situação idêntica aos medicamentos, estamos rastreando os caminhões para buscar apoio na PRF visando a chegada das cargas.

6) Hospital está mantendo as cirurgias, principalmente porque grande parte são cirurgias oncológicas e de urgência.

Aguardamos no decorrer do dia para maiores informações"

OUTRAS UNIDADES DE SAÚDE
Caridade _ A direção do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo informou que o "abastecimento de medicamentos e outros insumos básicos" já foi afetado pela greve e, por isso, a entidade suspendeu as cirurgias eletivas (com marcação prévia), ficando o atendimento restrito às cirurgias de urgência e emergência. A decisão vale até que os estoques sejam repostos.

Escolas municipais e estaduais terão aulas nesta terça e quarta-feira

São Francisco _ O administrador, Rogério Carvalho, explica que o hospital sofre com falta de alimentos e por isso estuda a possibilidade de não servir refeições para os colaboradores hoje. A medida prevê racionamento dos alimentos para que as refeições sejam servidas aos pacientes. Carvalho explica que a decisão sobre o assunto será definida na manhã desta terça-feira.

Casa de Saúde _ Rogério Carvalho também é administrador da Casa de Saúde e diz que a situação é semelhante sobre a escassez de alimentos. Além da possibilidade de não servir refeições aos colaboradores hoje, a administração também prevê que os acompanhantes de pacientes não receberão as refeições hoje. Assim como no Hospital São Francisco, a decisão sobre servir alimentos hoje na Casa de Saúde será definida na manhã desta terça-feira.

Unidades de Saúde e Pronto-Atendimentos _ A Superintendência de Comunicação da prefeitura informa que os serviços seguem normalmente. Os atendimentos de urgência, com ambulância, seguirão e viagens de pacientes com consulta marcada, que já foram autorizadas, estão mantidas. Deslocamentos na cidade de veículos da saúde, que não sejam ambulâncias, estão suspensos. Contudo, os veículos utilizados para as demandas do surto de toxoplasmose seguem em serviço.

*Matéria atualizada às 20:50

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Empresa suspende

PESQUISA: maioria das distribuidoras não tem mais gás de cozinha em Santa Maria Próximo

PESQUISA: maioria das distribuidoras não tem mais gás de cozinha em Santa Maria

Geral